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O que é Onboarding? Veja 3 Dicas para Aplicar na sua Empresa

O que é Onboarding? Veja Dicas para Aplicar na sua Empresa

Você sabe o que é Onboarding? Esse processo é essencial para introduzir uma nova pessoa à cultura e funcionamento da empresa — seja ela um colaborador ou cliente. Veja dicas para fazê-lo da maneira correta!

O que é Onboarding?

O Onboarding envolve integrar uma pessoa à empresa, produto ou serviço. Esse processo pode ser feito para novos colaboradores que ainda precisam se adaptar à cultura e às tarefas da organização, ou para consumidores, sanando suas dúvidas e garantindo que eles tenham a melhor experiência possível com aquilo que contrataram.

Seu objetivo é diminuir o tempo que as pessoas levam para atingir o patamar desejável. Para os colaboradores, isso significa a capacidade de desempenhar sua função em pleno potencial. Já para os clientes, o destino final é a satisfação com o produto ou serviço e o conhecimento sobre seu uso adequado.

Hoje em dia, por conta do aumento de vagas em Home Office e de serviços online, muitas empresas optam por adotar o Onboarding digital. A ideia é a mesma, mas todos os trâmites são feitos virtualmente.

Agora que você sabe o que é Onboarding, o próximo passo é aplicá-lo na sua empresa. Confira a seguir!

Como aplicar o Onboarding na sua empresa?

O momento do Onboarding pode ser feito de diversas maneiras diferentes. Afinal, ele depende das necessidades da empresa e de seus processos específicos. Ainda assim, existem algumas dicas para garantir que seja feito da maneira correta:

1. Planeje a jornada de Onboarding

Planejar o Onboarding garante um processo organizado e uniforme, o que gera mais satisfação para os colaboradores e melhora a experiência do cliente ao diminuir a confusão e o estresse.

Em um Onboarding presencial, os passos podem incluir um tour pela empresa ou uma demonstração do produto. Já na versão digital, é possível abrir um canal de contato para dúvidas e preparar apresentações ao vivo ou gravadas.

Além disso, é possível preparar um kit ou presente de boas-vindas, como brindes ou cupons.

2. Acompanhe os feedbacks

Depois de planejar seu Onboarding, é preciso saber se ele está sendo realmente eficaz. Por isso, colete as opiniões de seus colaboradores ou consumidores sobre o processo.

Mensurar a satisfação através da NPS, um formulário em que se atribui uma nota para a possibilidade de recomendar a empresa ou serviço para outra pessoa, é uma das melhores formas de ter uma nota precisa e entender o que necessita de ajustes no Onboarding. Para isso, peça feedbacks a cada estágio da integração (uma vez por mês, por exemplo), porque isso mostra em que momento a insatisfação surge. 

3. Utilize formulários digitais

Os formulários digitais são ferramentas muito poderosas para o Onboarding. Eles podem ser usados em vários momentos e para vários objetivos, como:

  • receber as respostas da NPS;
  • abrir uma caixinha de dúvidas e sugestões;
  • coletar dados e personalizar a comunicação com cada cliente.

Por serem online, eles podem ser compartilhados e respondidos a qualquer momento, tornando o processo mais ágil e confortável para todos os envolvidos.

Por isso, saiba também como utilizar formulários online para fazer o Onboarding! Afinal, além de saber o que é Onboarding, é preciso colocar em prática as dicas que demos aqui.