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Conheça 3 Pilares Da Segurança Da Informação Que São Importantes Para A Sua Empresa

Conheça Pilares Da Segurança Da Informação Importantes Para A Sua Empresa

Os pilares da Segurança da Informação são os fundamentos pelos quais as práticas de uma empresa tratam e armazenam dados de clientes, fornecedores, parceiros etc.. Isso é essencial para impedir, por exemplo, que informações sensíveis sejam roubadas e para certificar que a empresa resista a um eventual ataque cibernético.

Se você quer garantir esse nível de comprometimento com a integridade dos dados pertinentes ao seu negócio, confira neste artigo os pontos mais importantes para a Segurança da Informação.

O que é Segurança da Informação?

A Segurança da Informação é composta de medidas tomadas pela empresa para assegurar  a proteção dos dados. Isso significa não deixar que eles caiam nas mãos erradas, mas também garantir que qualquer pessoa autorizada possa acessá-los sem problemas.

Com a adoção maior do modelo Home Office, por exemplo, essa última medida precisou de atenção especial, já que o número de pessoas que precisavam abrir arquivos da empresa de forma remota aumentou muito.

No Brasil, a maior base para estruturar a Segurança da Informação dentro de uma empresa é a implementação da Lei LGPD — a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela é responsável pela disposição das normas que devem ser seguidas pela empresa para proteger os dados de clientes, colaboradores e fornecedores.

Os três pilares da Segurança da Informação nas empresas

Além da LGPD, também existem pilares da Segurança da Informação que ajudam empresas no momento de definir todas as medidas adotadas para proteger os dados e arquivos necessários.

São três pilares essenciais, confira!

1. Confidencialidade

Há três formas de garantir a confidencialidade em uma empresa:

  • todas as informações são restritas a determinadas pessoas autorizadas;
  • a equipe deve passar por um treinamento de conscientização, garantindo que entendam que não podem violar as regras de segurança da empresa;
  • todos os computadores e máquinas devem estar devidamente equipados para serem protegidos de vírus e ciberataques.

Basicamente, a confidencialidade existe para que os dados armazenados pela empresa não sejam indevidamente divulgados, nem acessíveis a qualquer um.

2. Integridade

A integridade, por sua vez, trata da preservação dos dados. Isso significa que a empresa se compromete a não permitir que nenhuma mudança indevida aconteça, especialmente vinda de fora.

Para implementá-la na empresa, a infraestrutura da Segurança da Informação pode conter:

  • processos antifraude;
  • arquivos com diferentes permissões;
  • controle de acesso dos funcionários;
  • serviços de backup.

3. Disponibilidade

A disponibilidade trata sobre a capacidade de acesso aos dados de maneira direta. Isso compete apenas às pessoas autorizadas, por isso, deve ser feito com cuidado.

Trabalhar junto de empresas de tecnologia e proteção é essencial nessa etapa, porque elas podem oferecer soluções modernas e compatíveis com os dispositivos da empresa, certificando que isso será feito de maneira segura.

Uma empresa que segue esses três pilares da Segurança da Informação transmite mais confiança aos clientes, melhorando o seu nível de satisfação e, até mesmo, a imagem que eles têm em relação ao serviço prestado.
Isso influencia diretamente em como eles respondem pesquisas de satisfação, pois a segurança é um elemento essencial. Se você deseja se aprofundar no assunto e atingir esse tipo de resultado com os seus clientes, saiba como estar em conformidade com a Lei de Proteção de Dados.